O posicionamento de uma marca é um dos elementos centrais para o sucesso, pois ele tem o objetivo de fortalecer a missão e os valores da empresa de forma coerente, trazendo estabilidade para o negócio em qualquer área que ele queira atuar.
Quando falamos sobre posicionamento, também precisamos discutir sobre a identidade corporativa da empresa, afinal, é preciso deixar a sua marca dentro do mercado. Diante desse cenário de alta competitividade, qual é o seu diferencial? Como você pretende conquistar o seu espaço? Não é somente sobre questões visuais ou um bordão interessante, mas a maneira como você constrói uma boa percepção na sua audiência.
Então, você acredita que o seu público tem a visão ideal sobre o seu trabalho? Você está construindo relacionamentos duradouros com os seus clientes? Se você tem dúvidas sobre essas respostas ou elas não são muito positivas: relaxa!
Eu sei como as coisas podem ser confusas a ponto de não saber como começar, mas o importante é lembrar que logo logo 2023 está aí e iniciar o seu ano com um bom planejamento estratégico pode ser fundamental para a sua marca! Então, pegue os seus papéis e canetas, prepare as anotações e veja o que é fundamental aplicar no seu negócio.
Posicionamento é a maneira como você constrói o seu produto, serviço e marca no objetivo de ocupar um espaço na mente dos consumidores. É sobre a estratégia que você monta para se diferenciar dos concorrentes, incluindo atributos visuais e verbais para influenciar as pessoas na percepção delas sobre o seu negócio.
Conteúdos genéricos nas redes sociais e vídeos virais não são publicações que vão agregar para o seu negócio, porque, apesar de gerarem visualizações, não constroem um espaço para sua empresa prosperar na área de atuação. Não existe desenvolvimento.
Independente do seu tamanho e nicho, uma boa estratégia de posicionamento pode trazer vários benefícios, como:
Essa é uma dúvida bastante comum quando falamos sobre posicionamento de marca. Afinal, os benefícios não são quase os mesmos? Então, deixa eu te explicar!
O posicionamento é esse conceito abrangente sobre a sua marca, abordando o seu nível de vendas, participação no mercado, feedback positivo dos seus clientes e com qual frequência a sua audiência escolhe o seu serviço ao invés dos seus concorrentes. Dentro disso, nós temos o reconhecimento.
O reconhecimento é o quanto o seu consumidor conhece e sabe sobre a sua marca. Ela está clara na mente dele? Quando ele pensa no nicho, no logotipo ou nas cores, ele pensa em você? Aqui, temos uma estratégia voltada para a divulgação, mas, não necessariamente, planejamentos que tragam posicionamento.
O posicionamento da marca é extremamente importante dentro das redes sociais, porque o mundo digital faz parte do cotidiano de muitas audiências e será através delas que você ganhará espaço para desenvolver essa estratégia.
Existem diferentes caminhos e táticas, como trabalhar com influenciadores, construir publicações com os clientes, enviar bônus para os consumidores ou focar na produção de conteúdos de valor. O importante é se diferenciar!
Se você quer ganhar um espaço na mente do seu público, precisa mostrar transparência dentro da sua marca, apresentando as características que fazem de você uma autoridade no assunto.
Agora que você entendeu a importância do posicionamento estratégico para o seu negócio, está na hora de mostrar alguns pontos a serem levados em consideração durante o seu planejamento.
Mas, lembre-se: é fundamental analisar todas as orientações com muita cautela, pois só você consegue compreender o desenvolvimento coerente e realista que a sua empresa pode ter ao longo de 2023.
Preparou o seu material? Então, está na hora de começar a produzir a sua estratégia!