As mídias sociais são plataformas que facilitam a conexão social entre pessoas, grupos, organizações e empresas com valores, assuntos e interesses em comum. Dessa forma, elas compartilham conteúdo e transmitem informações para públicos específicos, tentando sempre criar um lugar que você goste na Internet.
Por causa disso, elas se tornaram extremamente importantes para as pessoas e ainda mais preciosas para empreendedores, criando a sua própria loja dentro do ambiente virtual e te dando a oportunidade de mostrar mais sobre o seu trabalho para possíveis clientes.
Mas, você sabia que nem toda mídia social pode ser benéfica para você? Cada uma tem seu próprio formato e algoritmo, ou seja, é fundamental que você entenda qual o melhor para o seu público e nicho do que começar a criar conteúdo em toda plataforma existente.
Então, vamos ver um pouco mais a fundo sobre as características e importâncias de cada mídia social para o seu negócio!
Criado em 2002, o LinkedIN é a maior mídia social profissional do mundo, sendo extremamente importante para profissionais e empresas que querem praticar o famoso networking.
Aqui não é o lugar para encontrar clientes! Entretanto, se o seu objetivo é conseguir parcerias que agregam ao seu conteúdo e gerar cada vez mais autoridade para a sua empresa dentro do nicho que você está localizado, talvez seja uma ótima opção para investir.
Isso porque o LinkedIN prioriza quem aborda conteúdos sobre tomadas de decisões e mudanças dentro do mercado de trabalho. Então, as pessoas gostam de conversar com outras que possuem experiências profissionais com Workshops, Ebooks e afins.
Criado em 2006, o Youtube é a principal mídia social de vídeos, valorizando o compartilhamento em massa de informações para criar grandes comunidades. Além do mais, também é um dos maiores sites de busca do mundo.
Não podemos deixar de notar que os conteúdos em vídeo estão ficando cada vez mais essenciais, principalmente pela versatilidade de serem assistidos em vários tipos de dispositivos.
Nem sempre o seu conteúdo vai atrair clientes, mas ele vai permitir uma experiência tranquila e compartilhável que pode valer ouro. Além do mais, o custo para esse tipo de criação está ficando cada vez maior, então aproveite para gravar e manter frequências.
Criado em 2010, o Instagram é uma das mídias com maior crescimento ao longo dos anos, procurando sempre trazer inovações para dinamizar o conteúdo daqueles que criam e consomem.
Nele, você pode fazer publicações de imagens, vídeos e criar um relacionamento com o seu público através dos stories, compartilhando parte do seu dia, suas dificuldades, novidades do seu meio e outros tipos de informações.
Como o Instagram é a principal mídia com foco em conteúdo visual, ela possui versatilidade para que você construa conteúdos de qualquer ramo. É sempre interessante ver o que é possível construir aqui, pois muitos tipos de públicos e empresas se conectam por essa rede.
Criado em 2016, o TikTok é uma mídia baseada em vídeos rápidos e que vem ganhando visibilidade ao longo dos anos, chamando a atenção de muitas marcas que querem iniciar a sua estratégia na Internet.
A principal vantagem do TikTok é o seu algoritmo, permitindo a criação de nichos específicos que ampliam a visibilidade dos seus vídeos. Seja por conversas, trends ou outros conteúdos, você consegue montar uma pequena comunidade com a utilização das hashtags certas.
Também é importante mencionar que o TikTok deixou de ser uma mídia somente para o público jovem, ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade e possibilitando modelos que vão do entretenimento até o educacional.
Para marcas, o meu conselho é que não adianta criar conteúdo nessa mídia sem acompanhar o que ela tem a oferecer, pois os áudios em alta são muito importantes para um crescimento orgânico. Além do mais, ela é construída de uma maneira que não dificulta a viralização de algum vídeo, abrindo ótimas oportunidades.
Criado em 2004, o Facebook é uma mídia social que revolucionou o mundo digital, sendo uma das maiores formas de criação de oportunidades para clientes e empresas.
Seja através de publicações, imagens, vídeos e outros conteúdos, essa mídia permite que você crie a sua própria página para divulgar do seu jeito o conteúdo da sua marca.
Além do mais, os grupos são ótimas maneiras de juntar pessoas com os mesmos interesses, dando a oportunidade de criar conexões e fazer diferente, mostrando as suas características.
Para marcas, podemos dizer que o Facebook possui uma certa dificuldade de crescimento. Isso por parte do seu algoritmo e pela grande concorrência que existe dentro da plataforma. Mas, ainda é possível adquirir benefícios com a sua presença por lá.