Ter uma estratégia eficaz para o seu conteúdo é uma das melhores coisas que você vai poder fazer pela sua empresa, confie em mim.
O conteúdo é a base para tudo, porque não adianta ter um produto ou serviço extremamente valioso e de boa qualidade se você não não sabe comunicar para a audiência que poderia usá-lo. E mais: são essas estratégias de comunicação que poderão levar a sua empresa para outros lugares, criando relacionamentos extremamente importantes para o seu desenvolvimento.
Então, se você ainda se sente um pouco perdida e não sabe por onde começar, venha entender mais sobre como você pode produzir conteúdos criativos e de sucesso para o seu negócio!
Um conteúdo criativo é aquele que está dentro da área do seu produto ou serviço, mas faz diferente dos seus concorrentes. É ótimo ter inspirações e referências nas suas estratégias, entretanto, trazer inovação é fundamental! E você sabe o porquê?
Quando postamos uma foto no instagram, uma publicação em um blog ou qualquer outro conteúdo, atingimos perfis semelhantes ao da audiência que queremos. Porém, a longo prazo, podemos ficar presos dentro dessa bolha, não conseguindo alcançar potenciais clientes novos.
Mas, relaxa! Eu estou aqui com algumas orientações de poder para você construir uma estratégia de sucesso!
Estar informado dentro da sua área é muito interessante, pois você vai poder trazer novidades do seu nicho para a sua audiência, tornando o seu perfil um canal de comunicação atualizado.
Porém, não é só sobre isso! Estar bem informado sobre as questões culturais do nosso mundo também é muito útil. Assim, você pode misturar trends das redes sociais ou relacionar a sua área de atuação com alguma outra produção contemporânea (músicas, filmes e afins)
Por exemplo: Você sabia que o Rock in Rio é um evento que teve o seu sucesso na estratégia de marketing? E mais: analisando melhor os comportamentos dessa ocasião, podemos aprender muito sobre como tratar nossos clientes.
Você pode até se perguntar “como assim uma legenda sincera pode ser um conteúdo criativo?” e eu tenho uma resposta muito boa para você: as pessoas querem criar verdadeiros relacionamentos com as marcas, porque muitas delas foram enganadas por falsas promessas antes.
Ter uma legenda que é fácil de compreender, não engana sobre as qualidades do serviço ou produto e ainda mostra as razões para adquirir ele é um novo caminho essencial para o seu negócio.
Por exemplo: Eu estou aqui contando para você a importância de um bom marketing de conteúdo, falando que ele pode trazer sucesso para o seu negócio, o que é uma grande promessa. E eu não falo isso porque quero prender a sua atenção, mas pela verdade na minha fala. Você sabia que, de acordo com o HubSpot, “82% dos profissionais de marketing investem ativamente em marketing de conteúdo”?
Muitas pessoas acreditam que usar uma estratégia mostrando dados reais sobre as motivações da sua empresa não impactam na sua audiência, mas aqui eu quero trazer uma proposta diferente!
A sua audiência quer conhecer mais sobre o porquê você faz isso no seu negócio, quais são as vantagens desse tipo de produto ou serviço no geral. As pessoas querem aprender coisas novas sobre o que elas gostam e trazer isso para o seu conteúdo pode mudar muitas perspectivas.
Por exemplo: Eu comento muito sobre marketing dentro do meu conteúdo e gosto de trazer um diferencial da minha área, o design gráfico. Por isso, trabalho com as minhas clientes a parte de identidade visual, mostrando como ela pode facilitar vidas e dando materiais para que elas possam fazer a sua própria construção.
O problema de trabalhar com a criatividade é que ela precisa ser constantemente exercitada, se não, você não vai conseguir ter insights constantes dentro do que você precisa produzir para a sua área.
Uma coisa que muitos sabem é que a criatividade surge nos seus próprios momentos, mas o que poucas pessoas te contam é que ela pode ser planejada para não te deixar na mão.
Deixa eu explicar melhor esses segredinhos:
É só pegar todas essas orientações e adicionar um pouquinho de prática para potencializar a sua atual comunicação!