Alguns anos atrás, produzir conteúdo online enquanto marca não era muito popular: o uso da internet era limitado e ter o seu próprio espaço era um diferencial que não chamava muita atenção. A verdadeira publicidade estava na recomendação boca a boca, outdoors, jornais e outros meios semelhantes.
Mas, no começo dos anos 2000, o interesse das pessoas pelo meio digital cresceu. Isso porque o Google começou a mostrar a sua forma eficiente de organizar informações de forma acessível e o Facebook trouxe uma maneira diferente de encarar a internet: agora, é possível você compartilhar conhecimento enquanto se conecta com as pessoas do mundo todo.
Agora, quando reparamos no nosso cotidiano, é quase impossível viver afastado da internet. Estamos presentes nas redes sociais, usamos os sites de marcas para tirar dúvidas, vamos até o Google para buscar endereços…
As coisas mudaram! O marketing para conteúdo online se tornou essencial para atrair possíveis clientes, consolidar sua marca como autoridade e oferecer produtos ou serviços. A praticidade e rapidez para conseguir informações faz parte da cultura da nossa sociedade.
Apenas uma coisa é capaz de mudar as atuais tendências do mercado: o comportamento do consumidor. Afinal, são as suas necessidades e demandas que movimentam a forma como as empresas se posicionam e, se você quer ter sucesso com a sua estratégia, você precisa prestar muita atenção.
A primeira regra sobre produzir conteúdo online estratégico na internet é avaliar o melhor canal para o seu negócio. Cada consumidor possui a sua própria forma de se relacionar com o digital e a plataforma influencia muito nisso.
Aqui, algumas perguntas interessantes para te ajudar:
Mas, não é somente isso: as pessoas possuem preferências e, muitas vezes, não gostam de sair de uma plataforma confortável para entender o restante do seu conteúdo em outra. Então, a sua estratégia precisa ser autossuficiente.
Claro, existem maneiras de produzir um conteúdo completo e ainda trazer diferenciais em outro canal, beneficiando a sua audiência que está em ambos, entretanto, forçá-los a se movimentar pode aumentar a sua taxa de rejeição.
Por isso, os principais canais tendem a conter vários formatos de conteúdo online: preços dos produtos, conteúdos gerais sobre o nicho, benefícios gerais dos seus serviços… Além de, claro, imagens, vídeos e outras mídias necessárias.
Essa é a principal tendência dos próximos anos: engajamento, relacionamento e proximidade! E vou te dizer: já está fazendo muito sucesso nos dias atuais.
Isso acontece porque existe muito conteúdo genérico na internet. Eles dão dicas simples de como resolver certos problemas, assuntos gerais sobre algum tópico e coisas relacionadas ao próprio nicho, mas, não levam em consideração o trabalho feito por trás daquela publicação.
As pessoas consomem o conteúdo porque é feito por você e isso precisa ser mostrado. Afinal, como eu vou saber que devo contratar um serviço da sua marca se nem conheço você direito?
É sobre trazer personalidade e interagir com o seu público. Fazer com que você seja muito além de um curto conteúdo online para eles e transformá-los em muito mais do que uma simples audiência para você.
Nos últimos tempos, o conteúdo audiovisual tem sido cada vez mais requisitado pelo público, principalmente por plataformas como Tik Tok e Instagram! Aqui, fica mais fácil de ilustrar o que você quer trazer, além de ser um produto de fácil consumo pelo público.
E isso não significa que você precisa fazer dancinhas! Muito pelo contrário: a sua audiência só vai consumir o conteúdo que conversa com a sua marca. Então, você pode aproveitar para falar de tutoriais, dicas rápidas, mostrar o seu dia, apresentar de forma institucional, comentar histórias do seu trabalho ou até publicar depoimentos dos seus clientes.
Além do mais, existem algumas orientações que eu posso te dar para ter sucesso com esse tipo de conteúdo:
Conseguiu compreender essas tendências? O objetivo de todo conteúdo é ajudar a audiência a tomar decisões e, construindo uma boa estratégia de comunicação baseada no comportamento do consumidor, você vai alcançar as suas metas rapidinho