O Marketing Digital busca solucionar as dores e os desejos de potenciais clientes por meio de canais digitais como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e muitos outros. A Inteligência Artificial chegou para otimizar essas ferramentas do marketing digital, garantindo melhores resultados, economia de tempo, praticidade e inovação no atendimento ao cliente. Mas você sabe como isso funciona na prática?
Leia também >> https://www.elisabetehuller.com.br/tendencias-do-marketing-de-2023-que-podem-alavancar-as-suas-midias/
Antes de mais nada, pensando em definir melhor o que é o Marketing Digital para quem nunca teve contato com o assunto, é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais, sendo uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o seu público de forma clara, adaptada a cada cliente e no momento certo.
As mídias sociais são plataformas que potencializam a conexão entre pessoas, grupos, assuntos e vivências em comum. Dessa forma, as pessoas compartilham conteúdo e transmitem informações para públicos específicos, e nesse contexto, estar presente nas redes é extremamente importante se você é empreendedora e precisa divulgar o seu serviço. As redes sociais dão a oportunidade de mostrar mais sobre o seu trabalho para possíveis clientes, além de formar uma comunidade com o seu público que futuramente te ajudará a construir uma boa autoridade dentro do seu nicho.
Com a evolução da tecnologia que é tão rápida no nosso mundo, surgiu a Inteligência Artificial. E não, não estou falando de robôs ou algo muito fora do comum. Vamos entender!
Um exemplo clássico de inteligência artificial é o Google. Todos os dias você deve abrir o Google para fazer algum tipo de pesquisa, e geralmente deve receber a sua resposta bem rápido, certo? Colocamos algumas palavras-chave para pesquisa e recebemos uma lista com diversos sites que, segundo o Google, são os melhores para tirar a nossa dúvida. Todo esse processo é feito em pouquíssimos segundos. Essa é a magia da IA.
A Inteligência Artificial otimiza as ferramentas do marketing digital, capaz de imitar ou similar as habilidades humanas para nos ajudar a resolver problemas no trabalho e no nosso dia a dia. Com o tempo, esse mecanismo foi sendo aprimorado e ao contrário do que imaginávamos, não vemos robôs nos ajudando, mas sim sistemas que trabalham através de uma sequência de códigos que servem como comandos.
Os profissionais de marketing usam a IA para encontrar o público mais relevante para seu conteúdo e direcioná-lo com mensagens personalizadas, com o conteúdo certo e assertivo, respondendo suas perguntas e curando suas possíveis dores. Assim, é possível tomar as melhores decisões sobre qual conteúdo deve produzir, como devem produzir e anunciá-lo também. Esse direcionamento vem por meio de dados que ajudam a identificar seu público-alvo para descobrir quem são e sobre o que desejam ler e se informar.
E você conhece algumas formas de usar essa Inteligência Artificial?
O grande foco do marketing sempre deve ser entregar uma experiência satisfatória e bem planejada ao seu cliente a partir das suas dores e necessidades. Então, as ferramentas de IA, como os chatbots e assistentes virtuais, podem ser usadas para ajudar no atendimento e engajamento do cliente, enquanto algoritmos de aprendizado de máquina podem nos ajudar a entender o comportamento dos nossos possíveis clientes e prever o que eles podem querer em seguida.
Os chatbots, inclusive, são um ótimo exemplo: uma ferramenta para conversar com seu cliente em linguagem natural (não mecânica ou robotizada) por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais. Ele pode responder por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial e o objetivo é responder as perguntas de forma simples, objetiva, como se tivesse outra pessoa do outro lado da tela.
A Inteligência Artificial também pode ajudar a criar anúncios mais personalizados, chegando a serem específicos para uma única pessoa. A partir das informações que você fornece para criar os anúncios, o Machine Learning (quando uma máquina aprende nossas habilidades sem precisar de programação de códigos de comando) interpreta qual combinação faz mais sentido para determinado perfil de cliente, usando as informações que os consumidores fornecem.
Assim, o anúncio é direcionado para cada usuário, super personalizado e gerando cada vez mais anúncios com maiores taxas de conversão. O sistema com Inteligência Artificial no marketing digital é capaz de entender o comportamento e os tipos de interesses que cada usuário tem, e oferecer o anúncio que melhor se adequa e responde a essas necessidades. Ou seja, facilita muito!
Você já deve ter reparado que nos últimos anos, as recomendações de Apps e sites estão cada vez mais certeiras e individuais. A Amazon, Netflix e Spotify estão sempre tentando acertar o que você pode gostar de assistir ou ouvir, não é?
Ao identificar que um usuário se interessa por determinado tipo de conteúdo, a IA pode oferecer conteúdos similares, para que ele mantenha e continue a navegação em suas páginas, contribuindo para o estreitamento do relacionamento entre o usuário e o seu site ou rede social. É basicamente uma recomendação inteligente.
Outro caso de IA dentro do marketing é a análise de sentimento, que pode ser usada para medir a opinião pública sobre sua marca ou produtos online analisando postagens de mídia social, resenhas, comentários etc. A análise de sentimento ajuda os profissionais de marketing a entender como as pessoas reagem e interagem com seus produtos, melhorando as estratégias de comunicação.
O desenvolvimento da tecnologia e do marketing digital possibilitou um mundo totalmente novo. As mudanças trouxeram um costume de criar conteúdos que conectam pessoas, que façam diferença e que realmente respondam a dúvida do cliente de forma prática, gerando mais e mais conhecimento. A Inteligência Artificial vem para facilitar esse processo melhorando a acessibilidade do cliente, o tráfego, a estrutura das plataformas, as suas estratégias pessoais. E só tende a transformar e evoluir!
Agora me conta, o que você acha sobre a IA? Já conhecia a potência dessa ferramenta?
Precisa de ajuda nessa nova fase da vida? Conheça mais sobre os meus serviços!